segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ATÉ LOGO ARY VIDAL!

Nesta segunda-feira, 28, morreu  aos 77 anos no Rio de Janeiro (RJ) o ex-técnico da Seleção Brasileira, do Minas, Uberlândia e tantos outros times, Ary Ventura Vidal.
 
O treinador que comandou a geração de Oscar e Marcel na épica vitória sobre os norte americanos nos Jogos Panamericanos em Indianapolis em 1987. A primeira derrota americana em seu próprio pais. Muitos críticos e fãs do esporte colocam sobre ele e essa geração todas as mazelas que o basquetebol viveu e ainda vive, um fardo injusto e covarde. Se chutaram de três demais e porque acertavam e sabiam quando, como e quem iria fazer. E se esquecem de exaltar seus êxitos e suas glorias.
 
Por não ter tido o prazer de conhece-lo e apenas ler e ouvir sobre Ary Vidal, deixo vocês com as homenagens póstumas de alguns sites especializados em basquetebol, com histórias e relatos daqueles que tiveram essa grande oportunidade.
 

Fabio Sormani

ARY VIDAL, UM INTELECTUAL QUE SE TRANSFORMOU EM GÊNIO DO BASQUETE

 
 
Bala na Cesta
 
 
 
 
Liga Novo Basquete (LNB)
 
 
 Basqueteria
 
 
 

NBB 2012 - 2013

Vamos aos resumos dos jogos das equipes mineiras nos dias 24, 26 e 28 de janeiro:

 
Unitri/Universo 91 x 87 Vivo/Franca (24/01)
 
O Vivo/Franca bem que tentou estragar o reencontro com Hélio Rubens e Helinho, mas não conseguiu. O Unitri/Universo segurou uma reação dos rivais e conquistou uma boa vitória por 91 a 87, no Ginásio Homero Santos, em Uberlândia (MG). Os mineiros voltaram a vencer após duas derrotas consecutivas, chegaram à sua 12ª vitória em 16 jogos e mantiveram a vice-liderança na temporada.
 
Destaques da partida
 
Jhonatan (Vivo/Franca) - 25 pontos
Estevam (Unitri/Universo) - 11 rebotes
Helinho (Unitri/Universo) - 6 assistências
 
 
Analisando os números

O domino dos rebotes exercido pelos mineiros foi surpreendente, 36 contra 16 dos paulistas. Enquanto isso superioridade do time de Franca nas bolas recuperadas, 13 no total. A principal arma dos time de Uberlândia apareceu com força: as bolas de 3 pontos (44%) com destaque para Helinho com 3/6 - 3 pontos, 3/3 - 2 pontos 4/4 - lance livre.
 
 
 
Unitri/Universo 78 x 87 Flamengo (28/01)
 
A cada rodada o Flamengo mostra mais força. Depois de vencer seus 16 primeiros compromissos no NBB, a equipe carioca enfrentou seu principal desafio no primeiro turno, fora de casa, diante do então vice-líder Unitri/Universo. E nem o time mineiro, que ostentava uma campanha invicta dentro de seu domínios, foi capaz de segurar a equipe rubro-negra. Em duelo realizado no Ginásio Homero Santos, em Uberlândia (MG), o clube da Gávea levou a melhor, pelo placar de 87 a 78.

Destaques da partida

Luis Gruger (Unitri/Universo) - 25 pontos
Olivinha (Flamengo) - 12 rebotes
Valtinho (Unitri/Universo) - 10 assistências

Analisando os números

A equipe carioca teve cinco jogadores acima dos 10 pontos, errou pouco (3 erros totais) e dominou a tabua com 35 rebotes totais sobre 29 do Unitri/Universo.
 
Valtinho distribui nada mais do que 10 assistências nessa partida. O cara envelhece mas não desaprende!

Leia o resumo completo aqui.
 
 
Icatu/Minas 84 x 82 Liga Sorocabana (24/01)
 
O Icatu/Minas conseguiu se recuperar no NBB, após vencer, nesta quinta-feira, a Liga Sorocabana, fora de casa por 84 a 82. Os mineiros voltaram a ficar com 50% de aproveitamento no NBB, com oito vitórias em 16 jogos disputados.
 
Destaques da partida
 
Betinho (Icatu/Minas) - 27 pontos
De Bem (Liga Sorocabana) - 10 rebotes
Neto (Liga Sorocabana) - 5 assistências
 
Analisando os números
 
Atenção para o baixo aproveitamento da Liga Sorocabana na linha de 3 pontos com apenas 19% (5-27) e para os incríveis 24 erros do Icatu/Minas sendo 8 deles de responsabilidade de Douglas Nunes que para compensar anotou 23 pontos.
 
 
Icatu/Minas 59 x 91 Paschoalotto/Bauru (26/01)
 
 
O Paschoalotto/Bauru fez valer o fator casa e conquistou uma boa vitória sobre o Icatu/Minas, por 91 a 59 , no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP). Com o resultado, a equipe bauruense chegou ao seu 11º triunfo em 16 jogos (68,8% de aproveitamento), e encerrou o primeiro turno na quarta posição.
 
Destaques da partida
 
Gui Deodato (Paschoalotto/Bauru) - 22 pontos
Jeff Agba (Paschoalotto/Bauru) e Mineiro(Icatu/Minas) - 8 rebotes
Larry (Paschoalotto/Bauru) - 6 assistências
 
Analisando os números
 
A bola de três realmente pesou a favor do Paschoalotto/Bauru com 16 bolas convertidas em 28 tentativas e também mascarou o fraco rendimento na linha de lance livre (63%) e a fragilidade na tabua defensiva ao permitir ao Icatu/Minas 15 rebotes ofensivos.
 
 
  

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

VI JORNADA CIENTÍFICA DO MINAS


 
Recebi email encaminhado pela CBB e por Flávio Davis (Técnico Principal de Basquetebol do Minas) avisando sobre a realização da VI Jornada Científica das Gerência de Esportes, Educação e Saúde promovida pelo Minas Tênis Clube em parceria com o Ministério do Esporte.
 
O evento terá como tema "Da identificação ao alto rendimento: Um entendimento pleno das ciências do esporte". Acontecerão palestras, mesas redondas e workshops com especialistas do Brasil e exterior.  A inscrição no evento é limitada mas as vagas são limitadas.
 
O evento acontecerá entre os dias 28 de janeiro a 2 de fevereiro no Teatro Bradesco do Centro Cultural do Minas Tênis Clube/Unidade I em Belo Horizonte. A inscrição e  programação do evento você pode acessar no site nice.minastc.com.br
 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O QUE ACONTECE LÁ, ACONTECE AQUI - II

Desde a ultima publicação da serie "Algumas estórias sobre esporte", novas noticias apareceram e me motivaram com essa continuação.
 
 
Entre as noticias a de que durante toda a semana, 21 a 25 de janeiro, o Ginásio Poliesportivo de Itabira não poderá ser utilizado para a pratica esportiva pois se realizará o concurso de rei momo e raninha do carnaval.
 
São milhares de reais torrados em estádios gigantescos que terão controle privado e que beneficiaram a empresas privadas que alegam dificuldades no pagamento de dividas de vários tipos mas anunciam vendas, contratações e salarios milionarios. Eqnuanto isso no Brasil real, eventos esportivos, culturais, festas disputam espaços publicos escassos e de pessima manutenção.
 
Destinar um espaço para a pratica esportiva a eventos de outras areas atrapalhando as ações desenvolivdas para o esporte sem aviso previo e sem relocação das atividades não é caracteristica exclusiva de Itabira, veja os alguns exemplos:
 
Em Ipatinga no ano de 2009, faltando duas semanas para os Jogos de Minas, as equipes feminina e masculina adulta de basquetebol treinaram na quadra externa suja, sem luz e sem marcação oficial pois aconteceu dentro do Ginásio Poliesportivo 7 de Outubro uma etapa do campeonato brasileiro de beleza de cães.
 
Em Governador Valadares no ano de 2011, a final de um campeonato regional de basquetebol foi realizada na quadra externa, com tabela de madeira, quadra fora das medidas oficiais e sob o sol de 11:00 porque a quadra do ginásio estava recebendo torneio de canto de passaros.
 
Em Congonhas no ano de 2012, os treinamentos de basquetebol foram interrompidos pois o barulho da quadra atrapalhava a realização de um culto religiosos que se realizava em local proximo.
 
Aqueles que tiverem "estórias" como essas podem colocar nos comentários.
 
E ainda mais indginado fiquei com a reportagem do Fabio Balassiano, aqui, sobre os recursos recem obtidos pela CBB. Como todos podemos ver dinheiro não falta, o que falta é competência.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

NBB 2012 - 2013

Final de semana movimentado pelo NBB com dois jogos para cada equipe, abaixo os resumos:


Icatu/Minas 76 X 74 Sky/Basquete Cearense
 
Após perder quatro partidas consecutivas por pequenas diferenças, o Icatu/Minas bateu o SKY/Basquete Cearense por 76 a 74, em partida decidida nos lances livres do norte-americano Beal, com cronômetro zerado. Essa foi a sétima vitória dos mineiros em 14 partidas.
 
 
Destaques da partida
 
Beal (Icatu/Minas) - 18 pontos
Mineiro (Icatu/Minas), Drudi e Felipe (Sky/Basquete Cearense) - 10 rebotes
Betinho (Icatu/Minas) - 6 assistências
 
Analisando os números
 
Ambas as equipes tiveram boa distribuição nos arremessos de 2 e 3 pontos mas o percentual de aproveitamento foi ruim nos dois quesitos e para as duas equipes.
 
Icatu/Minas 90 X 105 Flamengo
 
Está difícil segurar o Flamengo nesta temporada. A equipe comandada pelo técnico José Neto ampliou sua série de vitórias consecutivas para 14 e manteve a liderança isolada do NBB com 100% de aproveitamento. A vítima da vez foi o Icatu/Minas, que jogou em casa, na Arena VIVO, em Belo Horizonte, pelo placar de 105 a 90 a favor dos rubro-negros.
 
Destaques da partida
Beal (Icatu/Minas) e Olivinha (Flamengo) - 25 pontos
Caio Torres (Flamengo) - 14 rebotes
Betinho (Icatu/Minas) - 7 assistências
 
Analisando os números
 
Bons números para aproveitamento nos arremessos de quadra para ambas equipes. Os mineiros conseguiram estiveram na linha dos lance livre apenas 10 vezes durante toda a partida.
 
Caio Torres dominante nos rebotes com impressionantes 14 rebotes, como dito no post anterior é quase raro termos alguem acima de 10 rebotes até o momento.

 
Unitri/Universo 76 X 80 São José Unimed

O São José/Unimed segue firme na sua recuperação no NBB e, neste sábado, conseguiu uma vitória importante diante do Unitri/Universo, em casa, por 80 a 76. Com o resultado, a equipe joseense chegou a 10 vitórias em 15 partidas disputadas na competição (66,7% de aproveitamento).
 
 
Destaques da partida
Luis Gruber (Unitri/Universo) - 22 pontos
Deivisson e Calvo (São José/Unimed) - 10 rebotes
Fulvio (São José/Unimed) - 14 assistências
 
Analisando os números
 
Os mineiros realmente focam seu jogo nos arremessos de 3 pontos com alto número de tentativas e bom aproveitamento mas também revela uma fragilidade no jogo interior com baixo número de tentativas de 2 pontos e seu ridículo aproveitamento. Pena que não temos acesso aos locais dos arremessos para uma analise mais correta.
 
Duplo digito em pontos e rebotes para Deivisson e Calvo pelos paulistas e Fulvio continua distribuindo assistências com força.
 
Fonte:
 
 

sábado, 19 de janeiro de 2013

O QUE ACONTECE LÁ, ACONTECE AQUI

 
Vejam a matéria publicada por José Cruz a respeito da infraestrutura esportiva na capital do Brasil.
 
A três meses de ser concluído, o Estádio Mané Garrincha contrasta sua modernidade e conforto com o “total abandono” de outros espaços esportivos na mesma área. Um recente relatório do Tribunal de Contas do Distrito Federal informou que em algumas dessas dependências, como a piscina olímpica, onde funciona escola de natação para mil crianças, a situação é tão caótica que “oferece riscos aos usuários”.
 
O relatório é resultado de três meses de inspeções técnicas dos auditores do TCDF em instalações públicas da capital: pontes, viadutos, prédios e monumentos públicos e esportivos. “A manutenção é realizada de maneira improvisada, casual e não garante a integridade das edificações”, atestaram os auditores. 
 
 
Esse cenário não é exclusividade do Distrito Federal e acontece por aqui também onde os espaços públicos para pratica esportiva e para lazer estão em total abandono ou seguem funcionando com o minimo de estrutura por causa das intervenções urgentes, gambiarras ou reformas simples, vocês escolhem o nome para essa que coloco como politica imediatista ou apaga fogo.
 
Quantos locais já vimos ou utilizamos que sofrem desse mal? A galera de Ipatinga, Itabira,Congonhas, Timóteo, Conselheiro Lafaiete sabe do que estou falando...
 
Você pode encontrar outras matérias indigestas sobre esse novo elefante branco, fruto da corrupção, má gestão e passividade que todos querem nos empurrar como algo normal e que faz parte da nossa "cultura".
 
Leiam:
 
 
 
 

NBB 2012 - 2013

 
Icatu/Minas perde mais uma fora de casa por 86 X 90 contra o Uniceub/BRB/Brasilia. isso os coloca na 12ª posição.
 
Com bons aproveitamentos, principalmente nos tiros de três pontos, as duas equipes iniciaram o duelo a todo vapor. Com um bom jogo coletivo, o time candango logo assumiu o controle do placar. Do outro lado, o norte-americano Beal, responsável por 13 pontos na primeira parcial, tratou de manter os donos da casa na partida. Neste ritmo, o período inicial chegou a seu fim com os atuais tricampeões do NBB na frente, por 24 a 22.
 
O equilíbrio seguiu como tônica da partida na segunda parcial. Betinho e Mineiro, até então sumidos, passaram a aparecer mais no confronto. Enquanto isso, Alex, Giovannoni e Arthur comandaram as ações ofensivas da equipe do Centro-Oeste. Porém, foi com uma cesta de Cipriano, no estouro do cronômetro, que a equipe de Brasília conseguiu fechar o primeiro tempo em vantagem: 43 a 42.


Beal voltou a roubar a cena e anotou quatro pontos consecutivos. Mas, Giovannoni e Alex trataram se seguir com suas boas atuações e mantiveram a partida disputada ponto a ponto. Depois de um empate por 24 a 24 no período, a vantagem mínima construída pelos candangos na metade inicial do jogo permaneceu e o jogo chegou para seus dez minutos decisivos com o placar em 67 a 66 para Brasília.
 
Com menos de cinco minutos jogados, a equipe conseguiu colocar boa diferença de pontos no placar (79 a 72), graças ao bom desempenho de Alex, que anotou cinco pontos consecutivos e ainda deu uma assistência durante este momento do duelo.Brasília segurou o ímpeto dos mineiros e garantiu um importante triunfo fora de casa.
 
Destaques da partida
 
Beal (Icatu/Minas) - 23 pontos
Paulão Prestes (Uniceub/BRB/Brasilia) - 6 rebotes
Eric Tatu (Uniceub/BRB/Brasilia) - 7 assistências
 
Analisando os números
 
O excelente percentual de acerto na linha do lance livre para ambas as equipes, acima de 90%. Mas nos itens rebotes (24 -15) e assistências (8 - 23) a diferença foi a favor da equipe de Brasilia.
 
No âmbito individual, Eric Tatu e Betinho conseguiram 5 roubos de bola cada.
 
O Unitri/Universo perdeu fora de casa para o Mogi das Cruzes/Helbor por 81 X 83.
 
Aproveitando o fator casa, Mogi das Cruzes foi pra cima dos vice-líderes do NBB. Com uma boa postura defensiva e ótima atuação do ala Caio Ranches, autor de 13 pontos (três bolas de 3 pontos) e Bábby, com oito pontos, os donos da casa levaram a melhor no primeiro quarto por 28 a 18.
 
No segundo período, foi a vez do armador Gustavinho ter uma boa atuação, com nove pontos. Sendo assim, os mogianos não permitiram a reação dos mineiros, e ganharam a parcial 17 a 16, indo para os vestiários na frente por 45 a 34.
 
Uberlândia foi para cima  no terceiro quarto. A equipe mineira melhorou sua defesa, e contou com a inspiração de Robert Day, responsável por oito pontos no período, para vencer a terceira etapa por 24 a 18, e ir para o último quarto perdendo por 63 a 58.
 
A etapa final da partida foi emocionante, com disputa perseguição intensa No minuto final, o Uberlândia chegou a virar o jogo por um ponto (81 a 80), mas o Mogi das Cruzes logo virou a partida novamente, com lances livres convertidos por Gustavinho, e confirmou a boa vitória por 83 a 81.
 
Destaques da partida
 
Babby (Mogi das Cruzes/Helbor) - 24 pontos
Estevam (Unitri/Universo) - 11 rebotes
Robert Day, Helinho (Unitri/Universo) e Cortés (Mogi das Cruzes/Helbor) - 4 assistências
 
Analisando os números
 
Em ambas equipes é possível observar uma melhor distribuição entre as tentativas de 2 e 3 pontos.
Foi péssimo o aproveitamento dos mineiros nas cestas de lance livre (61%), 2 pontos (48%), 3 pontos (36%).
 
O veterano Estevam (Unitri/Universo) conseguiu um duplo digito com 10 pontos e 11 rebotes, coisa rara na NBB. A partida marcou o retorno de Valtinho as quadras.
 
Fonte:

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

JOGOS DE MINAS

O site dos Jogos de Minas publicou no dia 14/01 alterações na competição. A principal delas é a exclusão da OSCIP organizadora do evento, sendo assim, a SEEJ junto as federações esportivas assumem a organização dos Jogos de Minas 2013.
 
Sai um intermediario que durante longos e caros anos foi responsável pela organização dessa competição que conseguiu ser pior a cada ano em diversos aspectos e desrespeitar os atletas amadores de Minas Gerais.
 
Agora entram as Federações Estaduais das modalidades para assumirem junto a SEEJ a responsabilidade pelo evento. Será possível?
 
A presença das Federações no ano de 2012 não representou nada a mais para o evento, apenas mais custos para cidades participantes.
 
As Federações que pouco fazem pelos respectivas modalidades (deveriam fazer muito mais) serão capazes de salvar um evento falido, de baixa qualidade e baixa visibilidade?
 
Assim como no ano de 2012 está aberto um período de envio de sugestões para melhoria da edição de 2013. Caso você tenha uma boa ideia, envie aqui ou comente na caixinha.
 
Fonte:

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

NBB 2012 - 2013

Os jogos desse final de semana:
 
 
Icatu/Minas 77 X 78 Vivo/Franca. Os mineiros ocupam a 10ª colocação.
 
O time mineiro iniciou a partida mostrando muita força. Com destaque para a atuação de Betinho, autor de nove pontos, a equipe comandada por Raul Togni largou na frente e fechou o primeiro quarto na frente, por 23 a 16
 
Na segunda parcial, o time visitante abriu sua maior vantagem no placar, graças ao norte-americano Beal, que marcou seis pontos consecutivos no início do período. Depois de um tempo técnico solicitado pelo técnico Lula Ferreira, os francanos diminuíram o prejuízo e o placar foi 41 a 36.
Equilíbrio no começo do 3º quarto com as duas equipes mostrando muita qualidade então a partida subiu de nível e os jogadores passaram a acertar mais. Os francanos venceram a parcial por 20 a 18 e levaram o jogo para seus dez últimos minutos com o placar em 59 a 56 a favor dos mineiros.
 
O último período foi eletrizante e as equipes passaram a se alternar na liderança do placar. Foi então que brilhou a estrela do jovem Lucas Mariano. O pivô, de apenas 19 anos, coroou sua boa atuação com quatro pontos no minuto final do confronto e foi decisivo para a vitória francana. Os mineiros ainda tiveram a chance de vencer o jogo, mas Betinho desperdiçou a última posse de bola da partida .
 
Destaques da partida
 
Beal (Icatu/Minas) - 19 pontos
Douglas Nunes (Icatu/Minas) - 10 rebotes
Figueroa (Vivo/Franca) - 6 assistências
 
Analisando os números
 
Atenção para os 21 erros cometidos pelo Icatu/Minas e as 14 bolas recuperadas pelo Vivo/Franca.
 
Temos que falar também sobre o jogador Coelho que permaneceu 22 minutos em quadra, não teve nenhuma tentativa de arremesso, nem 3 pontos, nem 2 pontos, nem lance livre, não pegou nenhum rebote e teve apenas uma bola roubada. Eu acredito que o tempo de quadra foi erro do site se não o treinador deve explicações sobre a permanecia de tal atleta sem produzir nada em quadra.
 
 
Unitri/Universo 73 x 64 Vila Velha/garoto/UVV. O time de Uberlândia está na 2ª colocação.
  
O primeiro quarto da partida foi muito acirrado. O Uberlândia explorou bem as jogadas de pivô com Gruber e Cipolini, e ganhou o primeiro quarto por 17 a 16.
 
Benzor Simmons, do Vila Velha, estava impossível na partida, ao fim do segundo quarto, com 17 pontos. Mesmo assim, o Uberlândia levou a melhor no período por 21 a 18 e foi para os vestiários com 38 a 34 no placar.
 
Na volta do intervalo, a intensidade da partida continuou grande. Dessa vez, Jay Parker que estava incomodando a defesa mineira, mas os donos da casa tinham Robert Day com a mira calibrada nas bolas de três pontos. Foram duas do norte-americanos, que ajudaram o Uberlândia a vencer o terceiro quarto por 20 a 18, com 58 a 52 no placar.
 
 
O último quarto foi de perseguição total por parte do Vila Velha, mas os mineiros não deixavam os visitantes encostarem. Com duas bolas de 3 do norte-americano Robert Day, o jogador completou 1.500 pontos, e ajudou o Uberlândia a ganhar o período final por 15 a 12, e confirmar mais um triunfo para sua equipe por 73 a 64.
 
Destaques da partida
 
Simmons (Vila Velha/Garoto/UVV) - 23 pontos
Audrei (Unitri/Universo) - 10 rebotes
Helinho (Unitri/Universo) - 7 assistências
 
Analisando os números
 
De novo os baixos aproveitamentos nos arremessos de quadra aliados a uma péssima seleção de arremessos para a equipe de Espirito Santo. A equipe capixaba teve o dobro, 14, de bolas roubadas que o adversário.
 
Do lado mineiro Audrei conseguiu se manter em quadra durante toda a partida apesar do baixo aproveitamento nos 3 e 2 pontos, sem nenhuma tentativa na linha do lance livre, nenhum toco, apenas uma bola roubada e 10 rebotes defensivos.

Fonte:

 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

NBB 2012 - 2013

O jogo do dia 10/01 foi o clássico mineiro entre Unitri/Universo e Icatu/Minas em Uberlândia.
 
X
  
O Minas não se intimidou com a torcida uberlandense no primeiro quarto. Com melhor aproveitamento nos arremessos e boa atuação de Betinho, autor de 9 pontos, os minastenistas ganharam a etapa inicial por 23 a 18.

 
 
No segundo quarto, o jogo continuou semelhante. O Uberlândia tentava reagir na partida, mas errava muito, dificultando sua reação. O Minas ampliou a vantagem e levou a melhor também no segundo período por 17 a 12, fechando a primeira metade do jogo com 40 a 30 no placar.



 
 
Ao voltar dos vestiários, o jogo continuou tenso. Empurrados por sua torcida, os donos da casa foram em busca da virada. Sob o comando de Robert Day, com 10 pontos, o Uberlândia venceu o terceiro quarto por 32 a 25, indo para o último período perdendo por apenas três pontos (65 a 62).
 
A última parcial foi emocionante. O Minas chegou a abrir seis pontos vantagem (72 a 66). Nos segundos finais, Helinho colocou o Uberlândia com a vantagem 86 a 84. Com 10 segundos para o fim, Douglas Nunes converteu dois arremessos livres e empatou o confronto. Mas no último segundo, Helinho pegou a bola e converteu uma bola longa de dois pontos no estouro do cronômetro, confirmando a vitória dos vice-lideres por 88 a 86.



Aqui o video da cesta que decidiu o jogo, obra do Helino do Unitri/Universo.

 
Destaques da partida
 
Betinho (Icatu/Minas) - 23 pontos
Cipolini (Unitri/Universo) - 13 rebotes
Robert Day, Helinho e Cipolini (Unitri/Universo) - 5 assistências
 
Analisando os números
 
Igualdade no placar e nas estatísticas, seja pela distribuição dos arremessos ou pelos respectivos percentuais de acerto.
 
Robert Day acumulou 6 erros e arremessou apenas 3 bolas de 2 pontos e conseguiu encestar apenas uma.
 
Outro detalhe, que sempre está presente nos números das equipes mineiras é o pouco tempo de quadra que os reservas possuem e consequentemente o peso que estes representam na partida. No clássico apenas 8 jogadores do Unitri/Universo  participaram do jogo e 6 deles tiveram mais que 8 minutos na quadra e pelo lado do Icatu/Minas participaram do jogo 8 jogadores e apenas 7 jogadores tiveram mais que 8 minutos na quadra.
 
Fonte:

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

DEBATE: O ARREMESSO PERFEITO

Larry Silverberg, um engenheiro mecânico na North Carolina State University, analisou "milhões de trajetórias baseadas em tiros pelo dos melhores arremessadores de lance livre", e ele identificou o melhor método: um ângulo de lançamento de 52 graus, três revoluções por segundo de backspin, e apontando para um ponto 7 centímetros (2,8 polegadas) de volta a partir do centro da cesta, para o fundo do aro.  "Com backspin, se a bola bate no aro ou tabela, o contato amortece a bola", disse Silverberg. "Isto significa que sai mais lento, fica mais perto do cesto e é mais susceptível de cair dentro".
 
Leia reportagem sobre estudo aqui. (Infelizmente o link para o estudo está corrompido e em inglês)
 
Aqui outro estudo, em inglês, sobre a forma correta dos arremessos nos mais variados tipos.
 
Na teoria é assim mas é impossível para um atleta utilizar esses indicadores dentro da dinâmica do jogo. Nesse momento é que deve existir a intervenção do professor. A utilização de exercícios diversos para ensino, aperfeiçoamento e domínio do gesto motor alem da obvia  correção e do feedback do professor para os alunos nos exercícios.
 
Porem tais intervenções tem de ser claras direcionadas ao maior problema como manter o padrão do gesto motor recém adquirido em arremessos de distâncias, dificuldades e tipos diferentes. Esse padrão é resultado da ação da mão e dos dedos sobre a bola.
 
Tal mecânica foi tema de discussão pelo professor Paulo Murilo, material lembrado pelo amigo Jalber Rodrigues. Onde é reforçada a importância do eixo diametral da bola e mãos em relação ao cesto independente do suposto equilíbrio corporal. Ter capacidade de controlar esse eixo pode ser a chave para o sucesso do arremesso em situações diversas do jogo.
 
Segue abaixo a serie de excelentes posts do Paulo Murilo sobre o assunto:
 
 
Para situações de alta performance ainda existem intervenções mais profundas como o angulo de arremesso como visto nesses videos do programa Sport Science da ESPN.
 
 
 
 
O controle de tantas variáveis não surgirá apenas de discussões teóricas mas o aluno tem que compreender onde acontecer o erro e a partir dai utilizar-se das ferramentas que o professor lhe forneceu anteriormente (coordenação, força, equilíbrio, visão de jogo, empunhadura, parada 1 tempo , parada 2 tempos) e das situações que lhe oferece (1 X 0, 1 X 1, 2 X 2,  até o jogo em si) para aplicar as correções feitas.
 
 
 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

DE VOLTA A AÇÃO

O professor Jalber Rodrigues irá retomar as publicações no blog  parceiro Assistência Basquetebol Cataguases. É sempre bom termos mais e mais veículos falando, discutindo e noticiando basquetebol em Minas Gerais e assim mostrar a força gigantesca da modalidade e da comunidade esportiva em geral.


NBB 2012 - 2013

Os resultados da última rodada:

Vitória fora de casa do Unitri/Universo por 88 x 76 contra o Paulistano/Unimed. O time de Uberlândia assume provisoriamente a liderança da competição.

Rodando muito bem a bola no ataque, o time mineiro abriu logo 11 a 0 nos primeiros minutos do primeiro quarto e fechou bem na frente os primeiros 10 minutos (27 a 10).
 
No início do segundo período, o Paulistano ameaçou uma reação. O time da casa anotou oito pontos seguidos e baixou a diferença para nove (27 a 18). Os paulistas dominaram os rebotes e aproveitaram uma série de segundas chances no garrafão adversário, levando cinco pontos de déficit para o intervalo (41 a 36).
 
A recuperação do Paulistano deixou a partida bastante equilibrada e ambas as equipes passaram a valorizar melhor a posse de bola. Após um tapinha do pivô Renato Carbonari, os paulistas empataram a partida, pela primeira vez, 48 a 48, mas os mineiros finalizaram o período na frente, 62 a 59.
 
No último quarto, o Uberlândia explorou bem o pivô Cipolini, que anotou 12 pontos na etapa e comandou a equipe visitante. O Paulistano, por outro lado, não foi tão feliz no ataque e permitiu com que o adversário recuperasse a vantagem no placar, ficando difícil de fazer uma nova reação.
 
Destaques da partida
 
Robert Day (Unitri/Universo) - 20 pontos
Toyloy (paulistano/Unimed) - 13 rebotes
Helinho (Unitri/Universo) - 6 assistências
 
Analisando os números
 
Rídiculo é a única palavra capaz de descrever os números de aproveitamento do Paulistano/Unimed:  24% de 3 pontos (6/25) ; 38% de 2 pontos (21/55); 64% de lance livre (16/25).
 
Novamente o Uberlândia com uma distribuição questionavel nos arremessos: 25 de 3 pontos e 33 de 2 pontos e mesmo assim 5 jogadores tiveram 10 ou mais pontos.
 
 
O Icatu/Minas perdeu em casa para Mogi das Cruzes/Helbor por 86 a 84. E continua na 7ª colocação empatado com mais 6 equipes.
 
Destaques da partida
 
Riddick (Mogi das Cruzes/Helbor) - 26 pontos
Mineiro (Icatu/Minas) e Thomas Gehrke (Mogi das Cruzes) - 6 rebotes
Beal (Icatu/Minas) 6 assistências
 
 
 
Analisando os números
 
Incríveis 10/20 nas bolas de 3 pontos com certeza foram parte essencial para a vitória de Mogi das Cruzes/Helbor, além da ótima performance individual de Thomas Gehrke (17 pontos), Riddick (26 pontos) e Caio Ranches (21 pontos).
 
Com números similares ao do adversário parece que a não contenção dos jogadores acima e o baixo aproveitamento pesaram na conta dos mineiros.
 
Fonte:

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

NBB 2012 - 2013

As equipes mineiras estiveram em ação no dia 05/01 na volta das festas de fim de ano e aproveitaram bem o descanso.

O Unitri/Universo derrotou o Pinheiros/Sky por 92 a 87, fora de casa e está em 2º lugar na tabela.
 
O primeiro quarto foi muito equilibrado, com o placar ficando igual durante a maioria do tempo. O Uberlândia contou com boa atuação de Luis Gruber, que fez nove pontos, e venceu a etapa inicial por 21 a 19. A superioridade dos mineiros não parou por aí. A inspiração de Robby Collum, com 15 pontos, ajudou o Uberlândia a ganhar o segundo quarto por 33 a 19, e ir para os vestiários com 14 pontos de vantagem (54 a 38).
 
No terceiro quarto, nada mudou, o Uberlândia manteve o bom padrão ofensivo e explorou bem as jogadas de garrafão com Cipolini, autor de oito pontos. Com isso, os mineiros levaram a melhor também no terceiro quarto por 20 a 18, indo para a etapa final na frente por 74 a 56.
 
O Pinheiros foi para o último período disposto a mudar o panorama da partida. Paulinho Boracini comandava a equipe na busca por diminuir a desvantagem no placar, e conseguiu. Os donos da casa reduziram a diferença para cinco pontos, que se manteve durante o resto da etapa. Nos minutos finais, brilhou a estrela de Robert Day e Audrei, e os mineiros confirmaram boa vitória por 92 a 87.
 
Destaques da Partida
 
Robby Collum (Unitri/Universo) - 26 pontos
Audrei (Unitri/Universo) - 8 rebotes
Helinho (Unitri/Universo) - 8 assistências
 
Analisando os números
 
O Collum arremessou nada menos que 14 bolas de 3 pontos e acertou 6. O cara jogou a bola pro alto sem dó! O compatriota Joe Smith do Pinheiros tentou acompanhar com outras 10 tentativas de  3 pontos mas acertou apenas 3. Chama a atenção a seleção de arremessos de ambas equipes pois apesar da alta porcentagem de acertos para os arremessos de 2 pontos ainda é baixo o número de tentativas, representando apenas 55% para o time de Uberlândia e 58% para Pinheiros.
 
Outro detalhe Collum e Cipolini jogaram os 40 minutos, algo raro no basquetebol atual.

 
O Icatu/Minas derrotou o São José/Unimed por 97 a 77 e está em 7º lugar na tabela.
 
No jogo marcado pela discutível performance da equipe de arbitragem, a qual foi duramente criticada por Fulvio após o jogo (veja a matéria do Globoesporte.com).
 
Destaques da Partida
 
Borders (Icatu/Minas) - 22 pontos
Douglas Nunes (Icatu/Minas), Jefferson e Deivison (São José/Unimed) - 9 rebotes
Fulvio (São José/Unimed) - 7 assistências
 
Analisando os números
 
Chama a tenção o baixo aproveitamento de ambas equipes nos arremessos de 2 pontos e também a incrível marca de 67 % de aproveitamento nos lances livres para o Pinheiros.


Fonte:
 
 

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

DEBATE: O ARREMESSO PERFEITO

Abro mais um debate para discutirmos o fundamento arremesso em suas diversas variações e como o mesmo deveria ser ensinado aos iniciantes do basquetebol afim de alcançar a excelência em tal fundamento.
 
Atualmente, o formato predominante de arremesso em situações de três pontos, 2 pontos (de frente para cesta) e lance livre é a mecânica utilizando apenas uma das mãos inventado por Hank Luisseti. A história desse cara você pode conferir aqui na excelente matéria do Draft Brasil.
 
Acredito que vários de nós já vimos o arremesso indescritível de Shaw Marion, jogador do Dallas Mavericks na NBA que tem 91% em lance livre, 47% em 2 pontos e 30% em 3 pontos.
 
 
 
Ou o arremesso com braço encolhido do Nezinho do Brasília que mantém 84,85% em lace livre, 41,67% em 2 pontos e 43,38% em 3 pontos, ambos na temporada 2012-2013.
 
 
No basquetebol sempre me deparei com muitos alunos com mecânicas diferentes ou parecidas ao formato dito ideal. Minhas maiores preocupações sempre foram em relação a manutenção do equilíbrio corporal durante todas as fases do fundamento, em promover a capacidade de repetição do gesto do arremesso sem alterações significativas em situações diversas e no angulo formado pelo braço no final do gesto.
E sempre observei uma situação:
Os alunos se sentiam pouco a vontade com a padronização que o ensino do fundamento exigia em todas as suas etapas, sobrando pouco espaço para a criatividade e uma pitada de "estilo pessoal". Divergindo em muito da iniciação do futebol/futsal onde a técnica e manutenção de um padrão de gesto não são cobrados com tanto rigor e que está presente na escola e no cotidiano de crianças e adolescentes com muita mais força do que nosso querido basquetebol.
 
Mecânica de arremesso ou porcentagem de acerto (jogo)?
Será que alguma deve ter maior foco do que a outra?
Como ensinar a arte do arremesso aos iniciantes?Analítico?Global?
 
Deixo as seguintes perguntas no ar para que possamos debater. Na continuação do debate irei apresentar os estudos norte-americanos que descrevem o arremesso perfeito.
 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

LDB 2012 - 2013

Agora que consegui arrumar meus horários poderei postar com mais frequência. Um dos assuntos que surgirá no Basquetebol MG é a Liga de Desenvolvimento de Basquete promovida pela LNB em parceria com o Ministério dos Esportes. A competição já está em andamento e começará em breve a fase eliminatória do torneio.
 
Nessa competição contamos com a participação das equipes mineiras: Minas Tênis Clube e Ginástico/Cetaf, mas somente a equipe do Minas TC conseguiu a classificação para a próxima fase da competição.
 
Fonte: