quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CAMPEONATO MINEIRO MASCULINO ADULTO

Em relação a dúvida que publiquei aqui sobre a não realização da partida de disputa do 3º lugar dessa competição entre as equipes do Jam/Mackenzie e Minas TC (SUB 22), fiz uma pesquisa no regulamento geral dos campeonatos de 2012 da FMB e que rege as competições organizadas por ela e destaco o seguinte item:
 
Art 13º
 
§ 2º - Quando um filiado/vinculado estiver participando com mais de uma equipe, na mesma categoria no Campeonato Estadual, ela só terá direito a uma vaga na fase final deste campeonato. Será permitida a fusão dos atletas participantes das duas equipes para a fase final do Campeonato Estadual.
 
Dessa forma a disputa de 3º lugar é considerada fase final assim o Minas TC (SUB 22) não poderia disputa-lá e a classificação automática do Jam/Mackenzie em 3º lugar.
 

 

CAMPEONATO METROPOLITANO MASCULINO SUB 17

O Minas Tênis Clube sagrou-se campeã do Metropolitano Masculino SUB 17 ao derrotar novamente a equipe do Catalão/Olympico/Soma, dessa vez por 83 x 56. Parabéns aos atletas e comissão técnica pelo título.
 
Quando terminarem todos os campeonatos de base desse ano, publicarei um post para discutirmos a predominância das equipes da grande BH em relação ao times do interior.
 
Fonte:
 
 

CAMPEONATO METROPOLITANO MASCULINO SUB 14

Já estão definidos os finalistas do Metropolitano Masculino SUB 14: Minas TC "Azul" e Praia Clube.
O Minas TC "Azul" conquistou sua vaga ao fechar a série, melhor de 3, em 2 a 0 contra o Olympico/Itauna com a vitória por 76 x 42 no dia 30/10.


Fonte:
 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

DEBATE: COMO ORGANIZAR UM TORNEIO

Depois dessa enxurrada de notícias sobre os campeonatos organizados pela FMB, agora sim um tema que foi dica do Tiago Camargos, organização de um torneio em todos seus detalhes desde formato de disputa até custos do evento. Para grande parte dos técnicos e professores em Minas Gerais realizar um torneio, de qualquer configuração que seja, é algo extremamente difícil seja por falta de recursos, adversários igualmente sem recursos, falta de arbitragem ou recursos para contratação, falta de espaço adequado para abrigar os jogos ou alojar as equipes.
 
 
Ora, pensaremos todos, podemos fazer de todas as formas, com 4,5,10 equipes, com vários formatos de disputa. Então para estabelecer um padrão, que seja a base para o debate, vamos considerar um torneio formado por 4 equipes  e tentando sempre a solução com menor orçamento possível.
 
 
 
 
 
Vou dissecar alguns aspectos da organização para que seja mais fácil seu entendimento e discussão.
 
Alojamento
 
 
Esse acredito ser o item de resolução mais tranquila pois podemos utilizar da mesma estratégia dos Jogos de Minas e que várias prefeituras já estão acostumadas de alojar atletas em escolas. Entretanto o evento não pode ter duração superior a um final de semana para que não atrapalhe a dinâmica da escola. Com 4 equipes precisaremos de no minimo 4 salas.
 
Quadras
 
Como estamos na Brasil o que vou falar aqui não será nenhum absurdo: não existem quadras com marcação de basquete decente em todos os lugares, dessas poucas são cobertas, e dessas a maioria é utilizadas por outros esportes e quase nenhuma é disponivel a locação. Então estamos falando aqui de um universo muito pequeno de quadras disponíveis para a prática. Portanto é necessário muito dialogo com os responsáveis, seja publica ou privada, para a utilização desses espaços para o evento. O uso de ferramentas como lista de atletas e declaração de responsabilidade sobre uso do espaço podem auxiliar no processo de negociação para liberação da quadra.
 
Eventos Paralelos
 
Acredito que perdemos muitas boas oportunidades de integrar a comunidade do basquetebol entre si e com público ao restringir as ações do torneio apenas a realização das partidas, essas são as minhas sugestões que podem ser feitas nas janelas do evento:
 
Os técnicos ministrarem exercícios para todos participantes do evento baseados em dinâmicas de grupo (funciona muito bem em grupos mais jovens).
 
Jogos amistosos de basquetebol ou outras modalidades com atletas misturados entre equipes ou naipes ou categorias.
 
 
Palestra sobre algum tema interessante e adequado aos jogadores e técnicos presentes no evento. Oscar (foto) cobra acima de R$ 20.000,00 por uma palestra. Para não aumentar o orçamento da competição temos opções como o convite para algum atleta ou técnico participante, agentes públicos (bombeiros, policiais), pessoas interessantes da região.
 

 
Torneios secundários similares aqueles feitos na All Star Weekend da NBA (arremessos, habilidades).
 
Premiar os melhores jogadores em diversos itens: cestinhas, defesa, reboteiro, melhores do torneio, etc. Isso já é feito por alguns torneios e precisamos tornar-lo um item obrigatório para não só premiar uma atuação e também estimular os demais atletas, principalmente jovens, na evolução dos fundamentos. Medalhas tem preços extremamente variaveis dependendo do modelo.
 Para não aumentar o orçamento da competição temos como opções a publicação de listas nos locais de competição e internet ou a confecção de diploma certificando o feito.
  
Na continuação do post, colocarei em discussão os temidos números de custos da arbitragem e a constução da tabela.

OLIMPÍADAS UNIVERSITÁRIAS 2012

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Término da modalidade basquetebol nas Olimpíadas Universitárias em Foz do Iguaçu e a equipe masculina da UFV conseguiu 7ª colocação na 1º divisão a e a equipe feminina da UFTM conseguiu a 6ª colocação na 2ª divisão.
 


Assim, em 2013 teremos os representantes , no masculino e feminino, disputando a 2ª divisão.
 
Fonte:

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CAMPEONATO MINEIRO MASCULINO ADULTO


O Unitri/Universo impôs a pesada vitória de 104 x 58 contra o Minas TC (SUB 22) é assim garantiu a vaga para a série final contra o Icatu/Minas. O ala e pivô Cipolini, da equipe de Uberlândia, foi o cestinha da partida, com 20 pontos.


Abaixo um pequeno vídeo da partida:





 
Segundo o site da FMB, o Jam/Mackenzie já é o 3º colocado da competição. A dúvida sobre esse dado é que a disputa do 3º lugar contra a equipe do Minas TC (SUB 22) derrotada na semi-final 1 não aconteceu.


Fonte:
 

CAMPEONATO METROPOLITANO SUB 17

O Minas TC largou na frente pela disputa pelo título da competição ao derrotar o Catalão/Olympico/Soma por 80 x 47 e abrir 1 a 0 na série final. Parciais de 15 x 15 / 20 x 13 / 18 x 11 / 27 x 11 e o cestinha com 17 pontoa foi Lucas Rosiniak do Minas TC.
 
Na disputa de 3º lugar do Metroplitano SUB 17, que é definida em apenas 1 partida, Mackenzie derrotou o Ginástico por 70 a 50.
 
Fonte:
 

CAMPEONATO METROPOLITANO MASCULINO SUB 15

No sexta-feira, 26/10, Catalão/Olympico/Soma perdeu por 68 a 76 para o Minas TC "Azul", parciais de 16 x 15 / 17 x 16 / 13 x 21 / 22 x 24. O cestinha da partida foi Rafael Ribeiro do Minas TC "Azul" com 30 pontos sendo 13 deles conquistados apenas no 3º período.A série de 3 jogos está empatada em 1 x 1.

Fonte:

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CAMPEONATO MINEIRO MASCULINO ADULTO

Na quarta´feira, 24/10 o ginásio do Minas Arena recebeu os jogos das semifinais quando o Icatu/Minas fechou a série das semi-finais contra o Jam/Mackenzie com a vitória por 100 a 81. Parciais de 32 x 26 / 20 x 17 / 23 x 19 / 25 x 19. O cestinha da partida foi Jefferson Sobral (foto a direita) com 27 pontos sendo 13 deles feitos apenas no 1º período.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No primeiro jogo da outra semi-final vitória do Unitri/Universo sobre o Minas TC (SUB 22) pelo placar de 79 x 54. Parciais de 12 x 22 / 10 x 18 / 13 x 19 / 19  20 e destaque para Wilson Junior (foto) do Minas TC com 20 pontos.






Fonte:


OLIMPÍADAS UNIVERSITÁRIAS 2012

Segunda e terceira rodada para as equipes mineiras também não foi nada bom.

A equipe feminina do UFTM perdeu para IJN/FARO de Roraima por 25 x 60 (Parcias: 06 x 14 / 05 x 11 / 07 x 22 / 07 x 13) e na última partida vitória de 60 x 52 (Parcias: 09 x 14 / 08 x 12 / 15 x 07 / 15 x 14 / 13 x 05) sobre as baianas da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) com direito a uma prorrogação.

Os rapazes da UFV perderam para CESCAGE do Paraná por 49 x 79, (Parcias: 12 x 20 / 14 x 14 / 11 x 25 / 12 x 20) e depois vitória sobre a equipe do Instituto Cuiabano de Educação (ICE) do Mato Grosso por 63 x 49 (Parcias: 15 x 10 / 08 x 09 / 21 x 17 / 19 x 13).
 
Com esses resultados ambas equipes ficaram em 3º lugar nos seus grupos e entrarão na disputa de 5º a 8º lugares na competição.
 
Como estou por fora da realidade desas equipes e dessa categoria (universitária) por bastante tempo, e não acompanhei nenhuma partida e por não haver nenhum dado estatístico, não irei opinar sobre a participação das equipes. Fica aberto o espaço para aqueles que não possuem a mesma falta de informações.
 
Fonte:
 

CAMPEONATO METROPOLITANO MASCULINO SUB 15

A equipe do Catalão/Olympico/Soma derrotou o Minas TC por 70 a 69 no primeiro jogo da série que definrá o campeão da categoria SUB 15.


Logo a noite publicarei os resultados sobre o Campeonato Mineiro Masculino Adulto.

Fonte:

CAMPEONATO METROPOLITANO MASCULINO SUB 14

Agora pelo SUB 14, o Minas TC "Azul" derrotou o Olympico/Itauna com o placar de 87 a 62 abrindo a segunda semi-final que irá definir na série melhor de três partidas quem será o adversário do Praia Clube na finalíssima.

Fonte:

CAMPEONATO METROPOLITANO MASCULINO SUB 13

O Minas TC "Azul" fechou a série contra o Ginástico com 2 x 1, com a vitória conquistada no dia 24/10 por 76 a 46, com parciais de 17 x 9 / 20 x 10 / 28 x 7 / 11 x 20. O destaque da partida foi o atleta do Ginástico George Junio com 18 pontos, sendo 13 deles feitos no último período.
 
Agora o Minas TC "Azul" enfrentará o Praia Clube pelo título da competição enquanto o Ginástico pega o Catalão/Olympico/Soma na disputa pelo 3º lugar.

Fonte:

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

OLIMPÍADAS UNIVERSITÁRIAS 2012

A pedido do nosso amigo Igor Gonçalves, vamos colocar aqui os resultados das equipes de basquetebol da minha querida Universidade Federal de Viçosa (UFV) no masculino e do feminino com as garotas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), esses são os representantes de Minas Gerais nessa que é uma das maiores competições universitárias em nosso país.
 
As Olimpíadas Universtárias, conhecidos com antes como JUB's, estão sendo realizadas em Foz do Iguaçu no Paraná de 18 a 27 de outubro, o basquetebol começou por lá no dia 23/10.
 
A equipe da UFTM está no grupo B da 2ª divisão junto FASIPE do Mato Grosso, IJN/FARO de Roraima e FTC da Bahia.
 

 
 
 
A UFV caiu na chave B da 1ª divisão com UNOESC de Santa Catarina, CESCAGE do Paraná e ICE do Mato Grosso.
 
 
 
 
 
No primeiro dia de competição duas derrotas para Minas Gerais. O UFTM foi batido por 61 x 41 pelo FASIPE do Mato Grosso. No masculino a derrota foi para UNOESC -SC por 85 x 44.
 
 
 
Hoje nova rodada da competição. UFTM x IJN/FARO - RO e UFV x CESCAGE-PR.
 
Fonte:

CAMPEONATO METROPOLITANO MASCULINO SUB 13

Vitória do Ginástico por 51 a 49 sobre o Minas TC "Azul" que empatou a série em 1 x 1 e forcou a última e derradeira partida que acontece hoje a noite.
 
E como sempre são somente essas as informações colocadas no site da FMB. Nenhum dado, nenhuma foto.
 
Fonte:
 

CAMPEONATO MINEIRO MASCULINO ADULTO

Abrindo a fase semi-final da competição, a equipe do Jam/Mackenzie recebeu o Icatu/Minas e perdeu por 57 a 104, no dia 22/10.
 
Com parciais de 17 a 16 / 13 a 31 / 15 a 25 / 12 a 32 , o cestinha da partida foi o americano Mark Borders com 20 pontos do Icatu/Minas e vale ressaltar a marca impressionante de seu companheiro de equipe, Leonardo Demétrio, com incríveis 15 pontos no último período. Pelo lado do Mackenzie, Sobral e Casé conseguiram 12 pontos cada.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte:
 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

I COPA TRIÂNGULO DE BASQUETE 3X3

Nos dias 10 e 11 de novembro no Uberlândia Tênis Clube acontecerá a 1ª Copa Triângulo de Basquete 3 X 3, uma variação do basquetebol tradicional que conhecemos e que tenta junto ao COI ser inserida já nos Jogos Olimpicos do Rio de Janeiro de 2016  como demonstração.
 
 
As equipes serão divididas por idade e genêro conforme listagem abaixo:
 
Masculinas
  • Até 15 anos
  • Até 18 anos
  • Livre
Femininas
  • Até 15 anos
  • Livre
 
 
As inscrições feitas até o dia 31/10 custarão R$ 75,00 por equipe e aquelas feitas até o dia 07/11 R$ 90,00 por equipe. Maiores informações atraves dos telefones: (34) 9163-8064 ou (34) 9164-4078
 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ATLETA MINEIRO É NOVO REFORÇO DE FRANCA

Romário Souza que a pouco tempo estava no Jam/Mackenzie disputando o Campeontao Mineiro Masculino Adulto foi anunciado na semana passada como novo reforço do Franca, um dos times mais tradicionais do basquetebol brasileiro. Segue um pedacinho da reportagem publicada no site da equipe. 
 
"Procurando reforçar a equipe para a disputa do NBB5, o VIVO/Franca Basquete fechou a contratação do ala/pivô Romário Souza, atleta de 24 anos e 2,06m que já está na Capital do Basquete e deve passar a treinar com o time de Lula Ferreira nos próximos dias. "
 
"Natural de Teófilo Otoni (MG), Romário foi jogador do Minas Tênis Clube entre 2003 e 2008 e teve experiência no basquete universitário dos Estados Unidos nos últimos quatro anos, tendo atuado pelas equipes de College Southern Idaho e Louisiana Tech. Além da experiência no basquetebol norte-americano, o ala/pivô também teve passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira onde disputou a Copa América Sub-18 em 2006 e o Mundial Sub-19 em 2007. Antes de assinar com o VIVO/Franca, o jogador teve rápida passagem pelo Mackenzie de Belo Horizonte e disputou cinco partidas pelo Campeonato Mineiro. "
 
 
Tive o prazer de jogar contra e conhecer esse cara durante o JIMI 2011, hoje Jogos de Minas, ótimo atleta e excelente pessoa, boa sorte para você Romário.
 
 
 Fonte:

CAMPEONATO METROPOLITANO MASCULINO SUB 16

O Minas Tênis Clube sagrou-se campeão Metropolitano Masculino SUB 16 ao derrotar o Catalão/Olympico/Soma "A" no confronto melhor de três por 72 a 59 (17/10) e 78 a 49 (19/10).
 
O Mackenzie conquistou o terceiro lugar em cima do Catalão/Olympico/Soma "B" com a vitória por 51 a 33, com parciais de 14 x 11 / 10 x 05 / 12 x 09 / 08 x 15 A decisão do terceiro lugar foi decidida em partida única.

Fonte:

CAMPEONATO METROPOLITANO MASCULINO SUB 13

O Minas TC "Azul" venceu o Ginástico por 80 a 44 e agora está a uma vitória de conquistar a vaga para as finais da competição. Infelizmente nenhuma outra informação alem do resultado estava disponivel no site da FMB.


Fonte:

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

AMISTOSOS EM ARAGUARI

O basquetebol esteve em evidência nesse domingo em Araguari quando as os projetos da APAED, de Araguari, e o Cesta Mágica, de Tupaciguara se encontraram na cidade para uma série de amistosos conforme publicado pelo blog parceiro da APAED.
 
As partidas ocorrem no Araguari Tênis Clube para as categorias SUB 15, SUB 17 e Adulto com os seguintes resultados.
 




APAED SUB 17 Feminino 32 x 07 Cesta Mágica SUB 17 Feminino
 
APAED SUB 15 Feminino 21 x 27 Cesta Mágica SUB 15 Feminino
 
Colégio Polivalente SUB 15 Masculino 32 x 17 Cesta Mágica SUB 15 Masculino 
 
APAED Adulto Feminino 48 x 40 Cesta Mágica Adulto Feminino

 

OS ABSURDOS DAQUILO QUE CHAMAMOS ESPORTE

Ontem presenciei mais um fato inaceitável e dessa vez aconteceu no futebol.
 
 
O acidente com o zagueiro Rafael Marques do Atlético-MG que se chocou com Leonardo Silva em disputa de bola aérea com jogadores do Santos, aos 26 minutos do primeiro tempo. Rafael Marques ficou estendido no gramado e precisou receber atendimento médico por incrivéis 10 minutos porque a maca disponível no momento (aquela com pano e flexível) não era adequada para transportar o jogador e houve a ambulância não pode entrar em campo pois a estrutura da Vila Belmiro, não possibilitou.
 
Como permitem o inicio de uma partida da maior competição (dinheiro e mídia) esportiva nacional em um estádio que não possui maca adequada e pior que não permite a entrada de uma ambulância no campo, previsto em lei?
 
A ironia é que no dia 29/09 no jogo Náutico x Atlético-GO houve atraso de aproximadamente 20 minutos na partida porque na arquibancada havia uma faixa com os dizeres "Não irão nos derrubar no apito" (foto). O arbitro então utilizou sua autoridade e solicitou a retirada. Os torcedores foram convidados a retirar a faixa ou serem retirados do estádio com ela.
 
  
 
E no período de 5 a 10 de junho, durante os Jogos de Minas as partidas de basquetebol ocorreram em uma quadra coberta que não apresentava as medidas oficiais e além disso tinha as tabelas marradas com cordas para "garantir a segurança". Como vocês podem observar na foto ao lado a tabela já inclinada a frente e a fragilidade da estrutura de sua sustentação. As cordas somente foram adicionadas no decorrer da competição que se coloca como a maior de Minas Gerais e a segunda maior do país em nível amador.
 
 
 
Esse é o esporte nacional em suas várias modalidades e em seus diversos níveis mas sempre com os mesmos absurdos.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CAMPEONATO METROPOLITANO MASCULINO SUB 14

No dia 15/10, o jogo entre Ginástico 46 x 62 Olympico/Itaúna marcou o reinicio da Metropolitano Masculino SUB 14, que apesar do nome conta com equipes de fora da região que o denomina. Ainda não se sabe quem será o oponente do Minas Tênis Clube "Azul" nas semifinais.
 
Fonte:
 

CAMPEONATO MINEIRO MASCULINO ADULTO

No dia 15/10, o Unitri/Universo confirmou a primeira colocação na competição ao derrotar o Minas TC (SUB 22) por 92 x 51, com parciais de 28 x 13, 18 x 18, 23 x 08 e 22 x 12. 
 



 

Ontem, 16/10 para fechar a fase de classificação o Icatu/Minas e o Jam/Mackenzie se enfrentaram e a vitória ficou com o Icatu/Minas por 94 x 73. Parciais de 18 x 23, 27 X 23, 28 x 20 e 21 x 7. O cestinha da partida foi o Douglas Nunes (foto) com 22 pontos.
  
Com esses resultados a fase semi-final, ficou definida com os mesmos confrontos,Unitri/Universo versus Minas TC (SUB 22) e Icatu/Minas versus Jam/Mackenzie.





Fonte:

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

34 ANOS

Já se foram 34 anos, mas vale a pena recordar. No dia 14 de outubro de 1978, uma cesta milagrosa do ala Marcel de Souza, quase do meio da quadra, deu ao basquete brasileiro a medalha de bronze no Campeonato Mundial das Filipinas. No jogo contra a Itália, o Brasil levou uma cesta de dois pontos no finalzinho – na época não existia a linha dos três pontos – e praticamente iria perder a medalha de bronze. O ala/pivô Adílson Nascimento recolocou a bola em jogo nas mãos de Marcel. Sem tempo para dar um passe ou chegar mais próximo da cesta adversária, o ala cruzou o meio da quadra, deu um passo e arremessou com precisão. O Brasil ganhou 86 a 85 e conquistou o bronze.

 
Essa é para aqueles que insistem em disser que apenas os campeões serão lembrados.
 
 
Fonte:
 


TORNEIO EM GOVERNADOR VALADARES

Nesse final de semana ocorreu em Governador Valadares evento que movimentou os praticantes do basquetebol na cidade e região organizado pelo nosso amigo Marco Túlio Mazzoni. Participaram do evento três equipes masculinas, sendo duas da cidade sede e uma equipe de Itabira.

Parabéns ao Túlio pela iniciativa e pelo convite feito a minha pessoa. Por ações como a do Túlio e de tantos outros corajosos que o basquetebol persiste em Minas pois todos nós sabemos das dificuldades que nos são impostas quando tentamos fazer basquetebol.

As fotos do evento abaixo não ficaram muito boas por isso nem coloquei com tamanho maior para não ficar pior ainda.



 
 
 

CAMPEONATO MINEIRO MASCULINO ADULTO

Os últimos resultados desse final de semana:

13/10

Unitri/Universo 82 X 76 Icatu/Minas

Em jogo apertado, a Unitri/Universo venceu o Icatu/Minas e assumiu a liderança da competição. O destaque da partida foi o norte-americano Robert Day (foto), cestinha com 20 pontos





14/10

Unitri/Universo 95 X 76 Minas TC

O cestinha da partida foi Wilson do Minas TC com 23 pontos.


Fontes: