sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CAMPEONATO MINEIRO MASCULINO ADULTO

O Ginástico venceu o Minas TC, ontem às 20:00 por 75 a 73 na sua casa. Parciais de 11 a 18, 15 a 30, 31 a 20 e 18 a 05 no último período. Esclarecendo a galera que o Minas TC a que me refiro acima é o Minas SUB 22 e o ICATU Minas é o time adulto.
 
Nessa sexta-feira, a partir das 18 horas, ambas as equipes estarão em quadra na Arena Vivo e a entrada é franca. Boa oportunidade para conferir o basquetebol mineiro. Os confrontos são os seguintes: Minas TC (SUB 22) X Mackenzie - ICATU/Minas X UNITRI/Universo
 
E mais uma da FMB, a súmula do jogo entre Ginástico e o Minas TC (SUB 22) disponibilizada pela FMB em seu site é a cópia digital da súmula oficial.
 
Onde está o sistema e-súmula récem instaurado e que é divulgado na página oficial como inovação da federação no território brasileiro colocando-a na vanguarda da tecnologia? Espero sinceramente que seja aquela velha dificuldade que todos temos com novas ferramentas e que tal situação seja resolvida o quanto antes.

CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO SUB 15

No confronto mais equilibrado da 3 ª rodada, Minas Gerais venceu o Distrito Federal por 80 a 70, parcial de 39 a 35 ao final do 1º tempo. Destaque novamente para os 32 pontos, três rebotes e sete recuperações de bola da cestinha Ketholin Camilo (MG). Pela equipe brasiliense, Caroline Teixeira e Giovanna Carey anotaram 22 pontos cada.
  
  
Com esse resultado Minas Gerais enfrentará a equipe do Ceará, às 17 horas, e na outra semifinal o Rio Grande do Sul pega o Distrito Federal, às 19 horas. Esses são os confrontos, desta sexta-feira, pela semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino – 2ª Divisão, que está sendo disputado no ginásio do Clube Social da Unidade Vizinhança, em Brasília (DF). Os ganhadores decidem o título no sábado, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar. Os três primeiros colocados garantem vaga na Primeira Divisão, em 2013.
  
Fonte:

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ATLETAS PELA CIDADANIA

 
Conforme divulgado pelo blog do José Cruz e pela midia televisiva coloco aqui a mensagem de Lars Grael que integra o grupo Atletas pela Cidadania, repercutindo a posição do governo que apenas irá limitar os mandatos dos cartolas nas confederações após a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpiadas, ou seja,só em 2017.
 
 
Recuar, jamais!
 
Esta é posição do movimento Atletas pela Cidadania diante a um eventual recuo do Ministério do Esporte na posição de condicionar investimentos públicos para as confederações com um dispositivo que limite os mandatos dos coronéis do esporte.
 
Seria a hora de fincarmos a bandeira por um modelo de gestão esportiva mais democrática, plural e transparente.
 
As entidades de administração do desporto são entidades de direito privado, sim, mas representam um bem público nacional que é o esporte, no caso Olímpico e Paralímpico. Vivem e se abastecem de investimentos majoritariamente públicos. Nada mais natural e democrático que nossos dirigentes tenham noção de transitoriedade. Seria uma grande contribuição do Ministro Aldo Rebelo para o futuro do esporte brasileiro.
Usar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 como reféns, do “não se pode acabar agora com um trabalho encaminhado para estes eventos globais”, não serve!
Os bons presidentes de confederações poderão terminar seus mandatos, e se forem bons, serão capazes de eleger um sucessor. Outros que se perpetuam por décadas perceberão a necessidade de separar o público do privado. Separar o pessoal do institucional. O esporte é de todos. É este novo modelo de governança que a sociedade anseia.
Devemos seguir o exemplo a partir da cúpula do esporte, o Comitê Olímpico Internacional, que por iniciativa de seu presidente, o velejador Jacques Rogge, alterou o estatuto do COI permitindo apenas uma reeleição, já a partir de seu próprio mandato.
No Brasil, algumas entidades esportivas adotaram espontaneamente este conceito, como o Comitê Paralímpico Brasileiro.
Não queremos cartolas, queremos gestores e que sejam profissionalizados.
Queremos que atletas, treinadores e árbitros tenham direito ao voto.
O lobby das confederações poderá atropelar este movimento pela democracia no esporte. Podemos até perder esta batalha, mas ganharemos a guerra, por que a causa é certa. Defender a tirania da cartolagem, é indefensável.
Esperar por 2017, seria incorrer num equívoco histórico.
 
Lars Schmidt Grael

CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO SUB 15

A seleção de Minas Gerais superou a de Goiás por 88 a 29 (31 a 12). A ala mineira Ketholin Camilo foi a cestinha com 24 pontos e nove recuperações de bola. Outros destaques da seleção de Minas Gerais foram Sellen Costa, com 15 pontos, e Alessandra Santos, com 14. Na equipe goiana, Letícia Teixeira marcou um Duplo-Duplo (16 pontos e 15 rebotes).
Com esse resultado a seleção mineira garantiu vaga para as semifinais do torneio. Na última rodada da fase de grupos e que define os confrontos das semifinais, o próxima desafio das garotas é contra o Distrito Federal às 19h.



Fonte: www.cbb.com.br

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CAMPEONATO MINEIRO MASCULINO ADULTO

Ontem o ICATU/Minas bateu o Ginástico por 116 a 47.
 
Infelizmente essas são as únicas informações disponíveis, a súmula online não possui resumo de pontos mas quem tiver a paciência pode ir lá e descobrir quem foi o cestinha da partida pelo menos. OU se você possui alguma informação ou relato sobre o jogo coloque nos comentários que o Basquetebol MG agradece.

CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO SUB 15

O ginásio do Clube Social da Unidade Vizinhança, em Brasília, na capital federal, recebeu nesta terça-feira (25/9) as disputas da primeira rodada do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino – 2ª Divisão. Estrearam com vitória as seleções do Rio Grande do Sul, Ceará, Minas Gerais e Distrito Federal. As oito seleções buscam o título e a vaga no próximo Brasileiro da categoria, em 2013. A final acontece no próximo sábado (29).
Com uma grande vantagem no marcador final, a seleção mineira enfrentou o Rio Grande do Norte na terceira partida da rodada. Desde o início do jogo, as mineiras comandaram o ritmo da partida e conquistaram a vitória sobre a seleção norte-riograndense por 85 a 27 (43 a 14 no primeiro tempo). A cestinha foi a ala mineira Ketholin Camilo com 33 pontos e nove rebotes, além de 30 pontos de eficiência. Pela seleção do Rio Grande do Norte, a armadora Karla Lima e Pires marcou 78% dos pontos da equipe, e foi a principal jogadora com 21 pontos e seis recuperações de bola. A partida foi arbitrada por Emanoel Farias (CE), Guilherme Augusto (DF) e Diogo Carvalho (GO). 

Fonte: www.cbb.com.br

A próxima partida das meninas acontece hoje às 17:00 contra a seleção de Góias.

 



Outro destaque para Lorena da Silva, atleta do SESI Cataguases, do parceiro Jalber Rodrigues, que me antenou na realização dessa competição e que agora acompanharemos com muita atenção. Com 10 minutos jogados ela contribuiu com 4 pontos, 7 rebotes e 1 assistência.






Enquanto isso nenhuma nóticia do acontecimento no site da FMB...

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

FORA DO AR

Desculpas a todos pelo recente apagão no blog. Tempestade em Itabira e até hoje sem ligação com a internet mas enfim consegui um novo acesso.
 
Em relação ao site da FMB, ainda nenhuma respota da mesma e o site continua na mesma levada. A pagina inicial publica resultado da rodada do dia 21/09 enquanto a tabela de classificação não tem nada. Vamos ficar de olho e continuar cobrando!
 
Para recompensar um fim de semana fora do ar nada como um vídeo clássico de um filme inesquecivel para celebrar mais um blog parceiro.  Os caras mandam muito bem e conseguem cada imagem.
 
 

 

Quem não tentou essa, que levante a mão!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

FALTA POUCO PARA OS JOGOS DE MINAS

Cada vez mais se aproxima a data para realização de uma das maiores e mais tradicionais competições do basquetebol de Minas Gerais, os JOGOS DE MINAS anteriormente conhecido por JIMI.
 
Infelizmente a mudança no nome venho acompanhada na diminuição da quantidade de partidas e também do número de participantes pois a obrigatoriedade de registro das instituições e dos atletas junto a Federação Mineira de Basquetebol e a consequentemente a CBB teve custo adicional. A desculpa que várias prefeituras municipais e instituições queriam para cortar o já irrisório orçamento destinado ao basquetebol.
 

Existem aqueles que defendam que a mudança foi positiva pois diminui o calendário, facilitando a liberação dos atletas e aumentará o nível técnico ao inibir a participação e dificultar a classificação de equipes de baixo nível técnico. Se vivêssemos um cenário de fartura de equipes e campeonatos talvez tais argumentos seriam aceitáveis mas a nossa realidade é outra e diminuição de partidas e inibição da participação de equipes de regiões com pouco tradição no basquetebol não ajudará muito para que consigamos mudar essa realidade.
 
Sugiro a implementação  de 4 ou mais datas anuais com menor duração: 2 ou 3 dias, acompanhada de reformulação nos formatos de disputa para tirarmos melhor proveito dos deslocamentos e das datas.
 
O que você acha? Deixe seu comentário.



Para matar a saudade um vídeo do JIMI de 2011 confronto entre as equipes de Conselheiro Lafaiete e Mariana.
 
 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

NOVOS PARCEIROS

Atualizando a lista de blogs que apoiamos, acabo de incluir o Bala na Cesta e o Draft Brasil, por oferecerem notícias de âmbito nacional e internacional já que o basquetebol não para no nosso planeta.
 
Alem disso ambos fazem questão de expressar as opiniões de seus autores com muita competência desta forma promovem o debate acerca daquilo que acontece no mundo da bola laranja.
 

A ERA DA INTERNET E A FMB

Em tempos de modernidade, da internet e a velocidade e da enorme quantidade de informações, o site da Federação Mineira de Basketball, na minha modesta opinião, comete equívocos graves ao não disponibilizar ao visitante acesso fácil as informações ou a interatividade necessária para que o internauta sinta a vontade de ter o site incluído entre aqueles de visita obrigatória.
 
Hoje pela manhã ao tentar visualizar as notícias do campeonato mineiro adulto, competição de destaque da FMB, me deparo com um resumo técnico que aponta apenas faltas e pontos dos jogadores. Alem disso o link para classificação do mesmo não se encontra atualizado sendo que o primeiro jogo, assim como consta no site foi realizado no dia 17/09. (Segundo o blog do Ginástico, o jogo da equipe homônima foi realizado no dia 16/09, estou averiguando)(O blog encontra-se desatualizado, ele refer-se a partida realizada em 2011)
 
O site passou por uma repaginada recente mas precisa mesmo é passar por uma reformulação total de design e conteúdo!
 
Encaminhei a FMB os mesmos problemas que relato aqui para que eles possam justifica-los e se possível sana-los o mais rápido, pois o basquetebol mineiro precisa que os muitos problemas existentes sejam identificados, analisados e sanados e a FMB tem como obrigação, ser exemplo para as demais instituições e técnicos.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

LAVRAS CAMPEÃ

Ricardo Pacheco e as campeãs!
A equipe de basquetebol feminino Lavras Verde Campo formada na Escola Municipal José Serafim em Lavras sob a brilhante tutela do professor Ricardo Pacheco sagrou-se campeã da OLIMPÍADAS ESCOLARES BRASILEIRAS, módulo I (12 a 14 anos) na 2ª divisão, ao vencer a equipe representante do Pará por 41 a 21.
 
Para quem se assustou com a notícia, dá uma olhadinha no currículo recente das meninas do Ricardo:
    Bicampeãs mineiras SUB 15
    Bicampeãs JOGOS ESCOLARES DE MINAS GERAIS




Não podemos nos esquecer jamais também da conquista do 2º lugar pelo Colégio Arnaldo na na 1ª divisão, também módulo I na mesma competição.






Fontes:

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ENCONTRO DE AMIGOS: ITABIRA E JOÃO MONLEVADE

No domingo, 17/09, encontraram-se em João Monlevade atletas de Itabira e João Monlevade para rever os amigos e ainda jogar aquele basquetebol, nada oficial apenas uma confraternização mas sempre com aquele gostinho da antiga rivalidade entre essas duas cidades.
 
Foram nada menos que 8 períodos de basquetebol! Acha folêgo!
 
Precisamos contratar um fotográfo profissional!

JOGOS SESI ATLETAS DO FUTURO

Conforme divulgado pelo nosso mais novo parceiro no Basquetebol MG, o professor Edson, no seu blog (é só clicar na logo a o lado), aconteceu em Betim, de 3 a 7 de setembro, mais uma edição dos JOGOS SESI ATLETAS DO FUTURO que contaram com a participação de cerca de 830 jovens de 13 a 17 anos nas modalidades basquetebol, futsal, handebol e voleibol.


Com vocês as palavras do coordenador nacional do Programa Atleta do Futuro, Felipe Fagundes:
 
"Estamos começando um processo de integração das unidades federativas. Nosso objetivo é o de, no futuro, realizarmos uma grande mobilização, capaz de envolver milhares dos mais de 190 mil atletas do futuro que temos em todo o país"
 

 
Para aqueles que desejarem mais informações sobre o projeto e sobre esse evento seguem o link do site do Sistema FIEMG/SESI:


sábado, 15 de setembro de 2012

EU RECOMENDO!

Iniciando os trabalhos a categoria: "Eu recomendo!", onde divulgarei livros, entrevistas, vídeos e vários outros tipos de materiais que devam ser apreciados pelos amantes do basquetebol
 
O estreante nessa categoria é um vídeo, indicação do professor Jalber Rodrigues de Cataguases.
É só clicar na famosa logo abaixo.

 Vocês podem acessar mais informações sobre seu projeto no blog Assistência Basquetebol Cataguases .


 

AGORA É OFICIAL:ESTAMOS FUNCIONANDO!

Oficialmente no dia 15/09/2012 entra no ar o blog Basquetebol MG
 
O projeto era um grande desejo meu: Integrar o que acontece no basquetebol de Minas sobretudo aquele com caráter amador e recreativo utilizando-se de uma ferramenta de fácil acesso, gratuita e que fosse interessante para técnicos, jogadores e amantes do basquetebol. Tendo na bagagem a experiência bem sucedida em outros blogs das cidades de Ipatinga e Congonhas me senti encorajado a tirar do pensamento esse projeto e coloca-lo em prática.
 
Esse blog terá como objetivos: 
  • Divulgar as noticias do basquetebol mineiro.
  • Proporcionar contato constante entre treinadores e atletas sobre eventos no estado.
  • Proporcionar espaço para debates sobre os aspectos físicos, técnicos, táticos, psicológicos e outros campos do basquetebol e do esporte.
  • Aumentar a visibilidade do basquetebol em Minas Gerais.
  • Atrair maior numero de praticantes e parceiros para o basquetebol.
Espero que todos contribuam com os comentários, debates e enquetes para que possamos tornar esse blog e demais projeções dele no facebook e no twitter ferramentas de extrema importância par divulgar e valorizar os amantes desse maravilha chamada basquetebol.